quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O seu filho está pronto para deixar as fraldas?

O SEU FILHO ESTÁ PRONTO PARA TIRAR AS FRALDAS QUANDO:
1. Mostra interesse em ir ao banheiro com você para descobrir o que acontece lá dentro.
2. Já entende para quê é o vaso sanitário e o que é ter xixi ou cocô em suas fraldas, mostra alegria ao tirar a fralda suja e ter o bumbum limpo, e reclama quando a fralda está suja, tenta tira-la ou pede para ser trocado.
3. Sabe as palavras para distinguir xixi e cocô, ou então as pronuncia.
4. Pode manter uma fralda seca por até 2 horas de intervalo e, ao fazer xixi, ele esvazia sua bexiga ao invés de fazer apenas de pouquinho em pouquinho.
5. Faz cocô em horários regulados.
6. Segue instruções. Se o seu filho não dá ouvidos à maioria das instruções que você dá, é melhor trabalhar um pouco mais nesse assunto antes de começar com um novo treinamento que requer a atenção da criança.
7. Pode ajudar a tirar as calcinhas, cuecas ou shorts, ou melhor ainda é se ele já souber fazer isso completamente sozinho.
8. Pode reconhecer, pelo menos alguns segundos antes, que ele vai fazer xixi ou cocô e pode dizer que está para acontecer. Em muitas crianças é fácil reconhecer que eles transmitem estarem com vontade de fazer xixi ou cocô.
9. Demonstra um desejo por independência. Mostra o desejo de usar o vaso sanitário.
10. A criança tem que estar disposta para essa mudança.
11. Lembramos que as meninas têm mais facilidade para deixarem as fraldas.
12. Não esqueça que cada criança tem o seu próprio ritmo, e não deve ser forçado a usar o vaso sanitário. Nesta fazer a mãe não deve se frustrar e nem demonstrar para a criança que ela ainda não é capaz. Se você está ficando impaciente, é melhor esperar um pouco mais.
13. Não pressione o seu filho, aceite seus limites e o seu ritmo, e lembre-se que o seu filho é único, não meça esforços!

OBS.: Na creche retiramos das fraldas 2 crianças de cada vez, e para isto solicitamos que a família esteja colaborando com esse processo em casa também, não utilizando fraldas durante o período em casa a criança está em casa, mas incentivando o uso do sanitário. É necessária a cooperação de todos os envolvidos com a criança, para que esse processo aconteça de forma natural e expontanea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário