quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As brincadeiras entre crianças pequenas


Crianças entre um e dois anos com frequência praticam o "jogo paralelo": estão juntas, mas brincam separadas.

Crianças gostam da companhia de outras crianças em todas as idades. Entretanto, é preciso conhecer o tipo de relacionamento que ocorre entre elas, pois este será diferente de acordo com a faixa etária.

Geralmente, antes de completar os três anos de idade, as crianças podem brincar em um mesmo ambiente, mas dificilmente estarão desempenhando atividades em conjunto. O mais comum é que elas pratiquem o chamado “jogo paralelo”. Ou seja, ambas estão no mesmo local, próximas uma da outra, mas cada uma está brincando com algo diferente e é muito difícil que compartilhem o mesmo brinquedo simultaneamente.

Na verdade elas ficam se observando, uma imitando a atividade da outra, mas há poucas ações em conjunto, o que vai ser frequente nas crianças maiores quando as brincadeiras serão mais em associação e cooperação entre elas. E também não é raro haver disputa pelo mesmo brinquedo, o que é natural nesta idade.

Cientes destas características, os pais podem tentar interferir o menos possível nas brincadeiras, inclusive nos conflitos, pois esta atitude proporcionará maiores oportunidades das crianças apreenderem umas com as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário