sábado, 14 de novembro de 2009

15 DICAS DE BRINQUEDOS ADEQUADOS




Apesar dos brinquedos desempenharem um papel importante na formação dos pequenos, também podem ser perigosos. Peças com bordas afiadas, feitas de materiais tóxicos e tamanhos inapropriados, por exemplo, oferecem riscos de corte, engasgamento, intoxicação, entre outros problemas.
"Quedas e engasgamento são os principais responsáveis pelos acidentes e mortes relacionados com brinquedos", afirma a ONG Criança Segura. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) complementa que a garotada com até 3 anos tem tendência a colocar pequenos objetos na boca e é mais propensa a engoli-los ou sofrer engasgos e sufocação.

Como o melhor sempre é prevenir, acompanhe os momentos de diversão dos filhos e siga à risca algumas dicas simples de como escolher a lembrança ideal para eles, segundo a ONG e a SBP:

1 - Na hora de comprar um brinquedo, observe se as instruções são claras, objetivas e contam com ilustrações. Produtos importados devem trazer as mesmas informações exigidas para os nacionais, em português, bem como as marcas do Inmetro e do organismo de certificação. Vale lembrar que as opções comercializadas por ambulantes geralmente não estão de acordo com as normas de qualidade e segurança, expondo os pequenos a riscos.

2 - Você pode testar se o brinquedo e suas peças são muito pequenos para quem tem até 3 anos. Basta colocá-los em um tubinho de filme de máquina fotográfica, que possui diâmetro aproximado ao da garganta dos pequenos. Se o objeto couber, descarte-o, porque oferece chances de engasgamento.

3 - Quando selecionar os brinquedos, considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança.

4 - Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos, como pontas afiadas e arestas. Caso haja problemas, conserte-os imediatamente ou mantenha os produtos fora do alcance da criança.

5 - Evite bexigas, porque estão entre os principais culpados por engasgamentos. Se realmente precisar usá-las, guarde-as fora do alcance dos filhos e supervisione-os durante toda a brincadeira. Não permita que as crianças as encham e tenha cuidado com os pedaços de bexigas estouradas, pois podem ser acidentalmente ingeridos. Após o uso, esvazie os balões de látex e descarte-os juntamente com eventuais pedaços.

6 - Risque da lista brinquedos com pontas e bordas afiadas, que produzem sons altos ou que apresentem projéteis, como dardos e flechas.

7 - Produtos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento.

8 - Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Por isso, não os dê para crianças com menos de 8 anos.

9 - As baterias e pilhas contêm conteúdo corrosivo e podem causar sérios danos ao tubo digestivo (quando ingeridas) ou sufocação (quando aspiradas). Portanto, brinquedos que necessitam delas são destinados para maiores de 8 anos.

10 - Brinquedos dirigidos pela criança, como bicicletas, não devem ser usados próximos a escadas, rua, piscina, lago entre outros lugares que apresentem riscos.

11 - Ensine os filhos a guardar seus brinquedos após a diversão. Um local seguro para armazenamento previne quedas.

12 - Produtos para crianças maiores podem ser perigosos para as menores e devem ser guardados separadamente.

13 - Quando presentear seu filho com bicicletas, patins, patinetes e skates, não esqueça de dar também os equipamentos de segurança necessários (capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e buzina).

14 - Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos, resistentes e não-inflamáveis.

15 - Não dê brinquedos com vidros para crianças de até 5 anos.

E, lembre sempre que a criança adora construir seu próprio brinquedo, então... mãos à obra, que tal fabricar um carrinho junto com o seu filho, ou...uma boneca?
CUSTA BARATO E VOCÊS NÃO ESQUECERÃO DA EXPERIÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário