quinta-feira, 2 de março de 2017

EDUCAÇÃO INFANTIL




O que verificar em relação à educação de sua criança se ela frequenta uma creche ou pré-escola


1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola
 • A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?  • O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
 • A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
 • Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?
 • Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
 • Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
 • A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
 • Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?
 • As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério? • Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
 • 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
 • 15 crianças de 3 anos?
 • 20 crianças de 4 até 6 anos?
 • As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
 • O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
 • A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
 • A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

 2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil • Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
 • Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
 • Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
 • Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
 • que músicas cantou ou ouviu; • quais brincadeiras aconteceram;
 • que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
 • qual livro a professora leu; • que história a professora contou;
 • o que ela está aprendendo, entre outras.

 3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil
 • Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).
 • Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.
 • Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma. • Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

4. Dúvidas mais frequentes em relação à educação infantil

5. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário