quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Brincar é aprender


Muitas vezes os adultos não conseguem ver na brincadeira de uma criança uma atividade produtiva e indispensável para o seu desenvolvimento. Brincar seria apenas um passatempo enquanto a criança aguarda crescer e abandoná-los. Nada mais errado.
A criança começa a brincar nos seus primeiros meses de vida, inicialmente com o seu próprio corpo, admirando as suas mãos e levan­do-as à boca. Logo a seguir ganha um chocalho, o primeiro brinquedo a ser utilizado. Por volta dos quatro ou cinco meses o bebê brinca de se esconder atrás de um lençol e começa a elaborar o seu processo de separação da mãe, ao mesmo tempo aprendendo que os objetos e as pessoas podem desaparecer por alguns momentos, mas é possível recuperá-los, pois eles continuam existindo e podem ressurgir. A sua individualidade co­meça a se manifestar.
Com nove meses manipula objetos e joga-os ao chão, consolidando conceitos como espaço e distância, causa e efeito. Como não lhe permitem brincar com algo que é seu, suas fezes e urina, utiliza a água, a areia e a terra. E a medida que vai crescendo, brinca com bola, constrói torres com cubos e imita as atividades caseiras. As brincadeiras de “faz de conta” permitem vivenciar as experiências do cotidiano, de forma a entendê-las. Nos jogos estão presentes a sociabilidade, a negociação e o surgimento do espírito de equipe.
Existem muitas funções no ato de brincar, e elas se manifestam nos diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras. Por isto, não existe uma maneira certa ou errada de brincar, mas apenas a necessidade de tem­po, espaço e materiais adequados para cada faixa etária.
O brinquedo proporciona à criança a oportunidade de realizar as mais diversas experiências e preparar-se para atingir novas etapas em seu desenvolvimento. Com o brinquedo, a criança pode repetir situações quan­tas vezes forem necessárias, tanto aquelas que lhe dão prazer como as que proporcionaram conflitos que precisam ser elaborados.
Não perturbe, a criança está brincando. Ela está resolvendo problemas e pondo os seus pensamentos em ordem.

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog Ana , mto interessante !!!

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  2. O bom é encontrar artigos não plagiados, escritos realmente por quem ama a Educação Infantil, não é mesmo?

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